DOI:

https://doi.org/10.14483/25909398.22678

Publicado:

2024-12-23

Número:

Vol. 12 Núm. 12 (2025): Enero-diciembre 2025

Sección:

Sección Central

Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo

Reflection of artistic-pedagogical experiences carried out by the collective decá in informal circus spaces

Reflexión de experiencias artístico-pedagógicas realizadas por la colectiva decá en espacios circos informales

Autores/as

  • Pao Castillo Coletiva Decá
  • Nathalia Azevedo Coletiva Decá

Palabras clave:

Circus, decoloniality, pedagogy, performance (en).

Palabras clave:

Circo, decolonialidad, pedagogías, performance (es).

Palabras clave:

Circo, decolonialidade, pedagogia, performance (pt).

Resumen (pt)

Nesse artigo buscamos realizar uma investigação teórico-prática com abordagem interdisciplinar na busca por um circo além do virtuosismo e atravessado por gênero, classe e raça investigando a partir de dois principais pontos: Cena e Pedagogia. No decorrer da pesquisa capturamos a Performance Arte como uma ferramenta para a cena circense, onde a utilizamos com o objetivo de trazer nossas narrativas e subjetividades. Porém, dada a escassez de referências da performance no circo, para nosso contexto latino-americano, outros pontos foram surgindo, especificamente, o de pensar o circo a partir de uma visão decolonial. Como resultado da pesquisa, entendemos que buscamos um circo, onde a técnica seja um meio e não um fim, o que nos fez investigar ferramentas para práticas circenses decoloniais entendendo a cultura popular como um caminho possível.

Resumen (en)

In this article we seek to carry out a theoretical and practical research with an interdisciplinary approach in the search for a circus beyond virtuosity and crossed by gender, class and race investigating from two main points: Scene and Pedagogy. In the course of the research we captured Performance Art as a tool for the circus scene, where we use it with the aim of bringing our narratives and subjectivities. However, given the scarcity of references to circus performance, for our Latin American context, other points were arising, specifically, the thinking about the circus from a decolonial view. As a result of the research, we understand that we seek a circus, where technique is a means and not an end, which made us investigate tools for decolonial circus practices, understanding popular culture as a possible way.

Resumen (es)

En este artículo buscamos realizar una investigación teórico-práctica con enfoque interdisciplinario en la búsqueda de un circo más allá del virtuosismo y atravesado por género, clase y raza investigando a partir de dos puntos principales: Escena y Pedagogía. En el transcurso de la investigación capturamos el Performance Arte como una herramienta para la escena de circo, donde lo utilizamos con el objetivo de traer nuestras narrativas y subjetividades. Sin embargo, dada la escasez de referencias de la performance en el circo, para nuestro contexto latinoamericano, otros puntos han surgido, específicamente, el de pensar el circo desde una visión decolonial. Como resultado de la investigación, entendemos que buscamos un circo, donde la técnica sea un medio y no un fin, lo que nos hizo investigar herramientas para prácticas circenses decoloniales entendiendo a la cultura popular como una posible vía.

Referencias

BALESTRIN, Luciana. 2013. América Latina e giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, 2013, n. 11, p. 89-117.

CASTRO, Alice Viveiro de. A arte do insólito, 2010. Disponível em <https://www.circonteudo.com/colunista/a-arte-do-insolito-2/>. Acesso em: 03 de nov. de 2022.

COHEN, Renato. Performance como linguagem, criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Editora Perspectiva. 2002

FU-KIAU, Bunseki. KINDEZI: A Arte Kongo de Cuidar de Crianças. Rede Africanidades 2017.

LIEVENS, Bauke. O mito chamado circo. Instrumento de ver, 2017. Disponível em: <http://www.instrumentodever.com/poeticas/sde9p5d7d9ew7hntyfrt2ez4nelt7b>. Acesso em 12 de jul. de 2024.

LIGIERO, Zeca. "Motrizes culturais – do ritual à cena contemporânea a partir do estudo de duas performances: Danbala Wedo (afro-brasileira, do Benin, Nigéria e Togo) e Sotzil Jay (Maia, da Guatemala)" Karpa 10 (2017). Disponível em: <http://www.calstatela.edu/al/karpa/zeca-ligiéro>. Acesso em 03 de nov. de 2022.

MACHADO, Alex Rodrigues. Você Treina ou Ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha. 2022. 349 f Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

RUFINO, Luiz. Exu e a pedagogia das encruzilhadas / Luiz Rufino Rodrigues Júnior. 2017. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, Ermínia.Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil.São Paulo, Editora Altana, 2007.

QUIJANO, Aníbal : Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. 2005.

Cómo citar

APA

Castillo, P., y Azevedo, N. (2024). Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo. Corpo Grafías Estudios críticos de y desde los cuerpos, 12(12), 146–155. https://doi.org/10.14483/25909398.22678

ACM

[1]
Castillo, P. y Azevedo, N. 2024. Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo. Corpo Grafías Estudios críticos de y desde los cuerpos. 12, 12 (dic. 2024), 146–155. DOI:https://doi.org/10.14483/25909398.22678.

ACS

(1)
Castillo, P.; Azevedo, N. Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo. corpo graf. 2024, 12, 146-155.

ABNT

CASTILLO, Pao; AZEVEDO, Nathalia. Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo. Corpo Grafías Estudios críticos de y desde los cuerpos, [S. l.], v. 12, n. 12, p. 146–155, 2024. DOI: 10.14483/25909398.22678. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/CORPO/article/view/22678. Acesso em: 16 ene. 2025.

Chicago

Castillo, Pao, y Nathalia Azevedo. 2024. «Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo». Corpo Grafías Estudios críticos de y desde los cuerpos 12 (12):146-55. https://doi.org/10.14483/25909398.22678.

Harvard

Castillo, P. y Azevedo, N. (2024) «Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo», Corpo Grafías Estudios críticos de y desde los cuerpos, 12(12), pp. 146–155. doi: 10.14483/25909398.22678.

IEEE

[1]
P. Castillo y N. Azevedo, «Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo», corpo graf., vol. 12, n.º 12, pp. 146–155, dic. 2024.

MLA

Castillo, Pao, y Nathalia Azevedo. «Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo». Corpo Grafías Estudios críticos de y desde los cuerpos, vol. 12, n.º 12, diciembre de 2024, pp. 146-55, doi:10.14483/25909398.22678.

Turabian

Castillo, Pao, y Nathalia Azevedo. «Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo». Corpo Grafías Estudios críticos de y desde los cuerpos 12, no. 12 (diciembre 23, 2024): 146–155. Accedido enero 16, 2025. https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/CORPO/article/view/22678.

Vancouver

1.
Castillo P, Azevedo N. Reflexão das experiências artístico-pedagógicas realizadas pela coletiva DECÁ em espaços informais de circo. corpo graf. [Internet]. 23 de diciembre de 2024 [citado 16 de enero de 2025];12(12):146-55. Disponible en: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/CORPO/article/view/22678

Descargar cita

Visitas

11

Dimensions


PlumX


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Loading...