DOI:
https://doi.org/10.14483/22486798.22891Publicado:
2024-11-28Edição:
v. 29 n. 2 (2024): Lenguaje, sociedad y escuelaSeção:
Autor invitado(Enseñar a) leer y escribir con inteligencias artificiales generativas: reflexiones, oportunidades y retos
(Teaching) reading and writing with GenAI: reflections, opportunities and challenges
(Ensinar) leitura e escrita com IA Generativa: reflexoes, oportunidades e desafios
Palavras-chave:
Inteligencia artificial (generativa), ChatGPT, aprendizaje adaptativo, prompt, posplagio (es).Palavras-chave:
(Generative) artificial intelligence, adaptive learning, ChatGPT, prompt, post-plagiarism (en).Palavras-chave:
Inteligencia artificial (generativa), ChatGPT, aprendizagem adaptativa, prompt, pos-plagio (pt).Downloads
Referências
Aroz, A., Hirose, H., Nishimura, K. y Cassany, D. (s. f.). IAG para aprender español: prácticas y valoraciones. Cuadernos Canela. (En evaluación).
Bang, Y., Cahyawijaya, S., Lee, N., Dai, W., Su, D., Wilie, B., Lovenia, H., Ji, Z., Yu, T., Chung, W., Do, Q.V., Xu, Y. y Fung, P. (2023). A multitask, multilingual, multimodal evaluation of ChatGPT on reasoning, hallucination, and interactivity [En línea]. arXiv preprint. https://arxiv.org/abs/2302.04023
Bustamante Bula, R. y Camacho Bonilla, A. (2024). Inteligencia artificial (IA) en las escuelas: una revisión sistemática (2019-2023). Enunciación, 29(1), 62-82.
Carrizo Sainero, G.C., Irureta-Goyena Sánchez, P. y López de Quintana Sáenz, E. (1994). Manual de fuentes de información. Cegal.
Cassany, D. (2016). Recursos lingüísticos en línea: contextos, prácticas y retos. Revista Signos, 49(S1), 7-29. https://doi.org/10.4067/S0718-09342016000400002
Cassany, D. y Casarin, M. (s. f.). Éxitos, fracasos y retos de los profesionales con la IAG. En proceso.
Chang, D. H., Lin, M. P.C., Hajian, S. y Wang, Q.Q. (2023). Educational design principles of using AI chatbot That supports self-regulated learning in education. Goal setting, feedback, and personalization. Sustainability, 15, 12921. https://doi.org/10.3390/su151712921
Codina, Ll. y Garde, C. (2023). Uso de ChatGPT en la docencia universitaria: fundamentos y propuestas [Material docente]. e-Repositori. http://hdl.handle.net/10230/57015
Cuesta García, A., González Argüello, V. y Pujolà, J. T. (2024). El desarrollo del pensamiento crítico en procesos de escritura con herramientas de inteligencia artificial generativa en la formación inicial de maestros. Revista Nebrija de Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas, 18(36). https://revistas.nebrija.com/revista-linguistica/article/view/569/517
Eaton, S. E. [@DrSarahEaton]. (25 de febrero de 2023). 6 tenents of postplagiarism: writing in the age of artificial intelligence [Tuit]. Twitter/X. https://x.com/DrSarahEaton/status/1629482563353059329
Franganillo, J., Lopezosa, C. y Salse, M. (2023). La inteligencia artificial generativa en la docencia universitaria. Universitat de Barcelona. http://hdl.handle.net/2445/202932
González Argüello, V., Pujolà, J. T. y Mena, M. (2024). Aprendizaje dialogado: análisis del discurso entre una docente de ELE y ChatGPT. En R. González Vallejo, M. E. Badillo Mendoza, F. R. Alfredo Bordignon e I. Navarro Neri (coords.), IA aplicada a la enseñanza y el aprendizaje (pp. 209-231). Dykinson.
Guallar, J. y Lopezosa, C. (2024). Inteligencia artificial, desinformación y aspectos éticos. En M. Ribera y O. Díaz Montesdeoca (coords.), ChatGPT y educación universitaria: posibilidades y límites de ChatGPT como herramienta docente (pp. 87-96). Octaedro IDP/ICE. https://octaedro.com/libro/chatgpt-y-educacion-universitaria/
Hennessey, M. (21 de abril de 2023). Exclusive: Almost half of Cambridge students have used ChatGPT to complete university work [En línea]. Varsity. https://www.varsity.co.uk/news/25463
Joshi, M. A. (2024). Adaptive learning through artificial intelligence. International Journal on Integrated Education, 7, 41-43. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4514887
Kardoudi, O. (19 de octubre de 2022). Cómo los estudiantes utilizan inteligencia artificial para hacer trampas en clase [En línea]. ElConfidencial.com. https://www.elconfidencial.com/tecnologia/novaceno/2022-10-19/estudiantes-inteligencia-artificial-hacer-trampas_3508707/
Martín García, N., Martín García, A. y Núñez Cansado, M. (2024). Perfil y motivaciones para el uso de la IA en el alumnado de publicidad y RRPP en la Universidad de Valladolid. Hachetetepé, 28, 1-18. https://doi.org/10.25267/Hachetetepe.2024.i28.1104
Mills, A. (2022). AI text generators and teaching writing: Starting points for inquiry. Actualización 18-11-2023 [web]. https://www.annarmills.com/
Moya, B. A. y Eaton, S. E. (2023). Examinando recomendaciones para el uso de la inteligencia artificial generativa con integridad desde un lente de enseñanza y aprendizaje. Relieve, 29(2), art. M1. http://doi.org/10.30827/relieve.v29i2.29295
Román Mendoza, E. (2023). Formular preguntas para comprender las respuestas: ChatGPT como agente conversacional en el aprendizaje de español como segunda lengua. marcoELE: Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, 36, 1-18. https://marcoele.com/descargas/36/roman-chatgpt.pdf
Sabzalieva, E. y Valentini, A. (2023). ChatGPT e inteligencia artificial en la educación superior. Guía de inicio rápido. Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385146_spa
Torrijos, C. y Sánchez, J. C. (2023) La primavera de la inteligencia artificial. Catarata y Prodigioso Volcán.
Véliz, C. (2022). Inteligencia artificial ¿para qué? El País.com. https://elpais.com/eps/2022-06-26/inteligencia-artificial-para-que.html
Xia, Q., Chiu, T. K. F., Chai, C. S. y Xie, K. (2023). The mediating effects of needs satisfaction on the relationships between prior knowledge and self-regulated learning through artificial intelligence chatbot. British Journal of Educational Technology, 54(4), 967-986. https://doi.org/10.1111/bjet.13305
Como Citar
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Baixar Citação
Licença
Copyright (c) 2024 Enunciación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Enunciación é uma publicação de acesso aberto, sem encargos financeiros para os autores ou leitores. A partir de 1º de janeiro de 2021, o conteúdo da revista é publicado sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual (CC-BY-NC-SA 4.0 CO), sob a qual outros podem distribuir, remixar, retocar e criar a partir da obra em bases não comerciais, desde que dêem crédito e licenciem suas novas criações sob as mesmas condições.
O detentor dos direitos autorais é a revista Enunciación, mantendo todos os direitos sem restrições, respeitando os termos da licença em termos de consulta, download e distribuição do material.
Quando a obra ou qualquer de seus elementos for de domínio público de acordo com a legislação aplicável em vigor, esta situação não será afetada pela licença.
Também encorajamos os autores a depositar suas contribuições em outros repositórios institucionais e temáticos, na certeza de que cultura e conhecimento são um bem de todos e para todos.

































