Publicado:
2025-08-15Edição:
v. 30 n. 2 (2025): Pedagogias da línguaSeção:
Pedagogías de la lenguaPercepciones sobre las prácticas de la oralidad formal en las universidades colombianas
Perceptions of formal orality practices in Colombian universities
Percepções das práticas formais de oralidade nas universidades colombianas
Palavras-chave:
Academic Literacy, higher education, formal orality practices (en).Palavras-chave:
Alfabetización académica, literacidad académica, Educación Superior, prácticas de la oralidad formal (es).Palavras-chave:
Alfabetização acadêmica, letramentos acadêmicos, ensino superior, práticas de oralidade formal (pt).Downloads
Resumo (es)
El presente artículo expone los principales hallazgos en las percepciones de los estudiantes sobre las prácticas de la oralidad formal, desarrolladas por los docentes en la Educación Superior. Este estudio multicaso, con enfoque descriptivo mixto, propio de la investigación acción, se llevó a cabo en las universidades EAN, Cooperativa de Colombia (UCC), y Mariana (UM), en el periodo 2023. Según los resultados, se identificó que en la Universidad EAN prevalece la sustentación oral de proyectos organizacionales con fines empresariales, caracterizada por enfoques expositivos, descriptivos y persuasivos. En la UCC, desde los principios de la cooperación, libertad, equidad y respeto a la diversidad se promueven prácticas relacionadas con la exposición grupal, individual y argumentativa. En la UM, sobresalen prácticas educativas dialógicas, de orientación humanista y constructivista. Asimismo, en los cursos de formación disciplinar de las tres instituciones, la oralidad formal se constituye más como un medio informativo que un fin formativo en sí mismo, bajo la presunción que los estudiantes ya dominan la competencia comunicativa oral. A partir de esta lectura, se proponen algunas perspectivas metodológicas orientadas a la innovación pedagógica de la oralidad formal como propósito formativo en las instituciones de educación en el marco de la alfabetización y literacidad académicas. En conclusión, se constató que la oralidad formal se reconoce más en los estudiantes como un medio informativo, lo que exige directrices metodológicas de la alfabetización y la literacidad académicas que proyecten una innovación pedagógica holística, en pro de la formación en competencias comunicativas profesionales.
Resumo (en)
This article presents key findings regarding students' perceptions of the formal oral communication practices developed by teachers in higher education, derived from a multi-case study with a mixed descriptive approach —typical of action research— carried out at Universidad EAN, Universidad Cooperativa de Colombia (UCC), and Universidad Mariana (UM) in 2023. According to the results, at EAN, there is a prevalence of oral presentations of organizational projects for business purposes, characterized by expository, descriptive, and persuasive approaches. UCC promotes practices related to group, individual, and argumentative presentations, based on the principles of cooperation, freedom, equity, and respect for diversity. At UM, dialogical educational practices with a humanistic and constructivist orientation stand out. Likewise, in disciplinary training courses at the three institutions, formal oral communication is more of an informative means than an educational end, following the assumption that students have already mastered oral communication skills. Based on this reading, some methodological perspectives are proposed, which are aimed at pedagogical innovation in formal oral communication as an educational goal in institutions, within the framework of academic literacy. In conclusion, this research confirmed that formal oral communication is recognized by students as a means of information, which requires methodological guidelines for academic literacy that project a holistic pedagogical innovation in favor of training in professional communication skills.
Resumo (pt)
Este artigo apresenta as principais conclusões sobre as perceções dos estudantes em relação às práticas de oralidade formal desenvolvidas pelos professores no ensino superior, derivadas de um estudo de múltiplos casos com enfoque descritivo misto, próprio da investigação-ação, desenvolvido nas universidades EAN, Universidade Cooperativa da Colômbia e Universidade Mariana no período de 2023. Nos resultados obtidos, identificou-se que na universidade EAN prevalece a defesa oral de projetos organizacionais com fins empresariais, caracterizada por abordagens expositivas, descritivas e persuasivas. Na UCC, a partir dos princípios de cooperação, liberdade, equidade e respeito à diversidade, são promovidas práticas relacionadas com a exposição em grupo, individual e argumentativa. Na UM, destacam-se práticas educativas dialógicas, de orientação humanista e construtivista. Da mesma forma, nos cursos de formação disciplinar das três instituições, a oralidade formal constitui-se mais como um meio informativo do que como um fim formativo em si mesmo, sob a presunção de que os estudantes já dominam a competência comunicativa oral. A partir desta leitura, propõem-se algumas perspetivas metodológicas orientadas para a inovação pedagógica da oralidade formal como propósito formativo nas instituições de ensino no âmbito da alfabetização e literacia académicas. Em conclusão, a investigação permitiu constatar que a oralidade formal é mais reconhecida pelos estudantes como um meio informativo, o que exige diretrizes metodológicas de alfabetização e literacia académica que projetem uma inovação pedagógica holística em prol da formação em competências comunicativas profissionais.
Referências
Bajtín, M. (1998). Estética de la creación verbal. (8.ª ed.). Siglo XXI Editores.
Balaguer, M. C., Fuentes, M., y Palau, M. (2015). La competencia comunicativa oral en la formación inicial de maestros y maestras. Opción, 31(5), 130-146. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5963081
Benavides, M., A., Pompa, M., de Agüero, M., Sánchez, M., y Rendón, V. J. (2022). Los grupos focales como estrategia de investigación en educación: algunas lecciones desde su diseño, puesta en marcha, transcripción y moderación. Revista CPU-e (Revista de Investigación Educativa), (34), 163-197. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8349959
Bermúdez, L., y González, L. (2011). La competencia comunicativa: elemento clave en las organizaciones. Quórum Académico, 8(15), 95-110. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3998947
Bonilla, O. P., Buriticá J., y Escárraga S. (2015). Narrativas pedagógicas inclusivas en contextos educativos vulnerables: la voz del estudiante. Textos y Sentido, (12), 25-40. https://revistas.ucp.edu.co/index.php/textosysentidos/article/view/272/262
Cantillo, M., y Calvache, J. (2017). La comunicación no verbal en el ámbito de la educación superior. Revista Investigium IRE Ciencias Sociales y Humanas, 8(2), 26-40. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.170802.03
Cárdenas, Á. M., Malte, E. A., y Calvache, J. E. (2025). La oralidad académica, un eje fundamental en la formación de educadores. Revista Criterios, 32(1),77-89. https://doi.org/10.31948/rc.v32i1.4307
Cardona, M. L., y Giraldo, C. O. (2022). El semillero de alfabetización académica como valor agregado en la formación profesional de sus participantes. Revista Reflexiones y Saberes, (15), 106-114 https://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaRyS/article/view/1336
Carlino, P. (2003). Alfabetización académica: un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, 6(20), 409-420. https://www.redalyc.org/pdf/356/35662008.pdf
Castagno, F., y Waigandt, D. (2020). Procesos de formación y prácticas letradas en la Educación Superior de Argentina. El aporte de redes académico-científicas para favorecer políticas de democratización. Revista Digital de Políticas Lingüísticas, (12), 48-72. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RDPL/article/view/30704
Civallero, E. (2024). Manual de gestión de la oralidad para bibliotecas. Alcaldía Mayor de Bogotá. https://coleccionesdigitales.biblored.gov.co/items/show/1862
Díaz D., Fuster Y., Bertolotti V., Arroyo L., y Musto L. (2024). Enseñanza de la lectura, la escritura y la oralidad en las disciplinas de la Facultad de Información y Comunicación: el proyecto lESFIC. Trabalhos em Linguística Aplicada, 63(3), 608-631. https://doi.org/10.1590/01031813v63320248672511
Fernández, M. L., y Martos, F. (2023). Las tertulias educativas en la universidad: una experiencia práctica. En P. Vicente, B. Puebla, y M. F. Benito (coords.), La innovación docente en pedagogía y su contribución social mediante la transferencia de conocimientos (pp. 295-318). Dykinson S. L. https://www.dykinson.com/libros/la-innovacion-docente-en-pedagogia-y-su-contribucion-social-mediante-la-transferencia-de-conocimientos/9788411227162/
García, J., Aguilera, J. R., y Castillo, A. (2011). Guía técnica para la construcción de escalas de actitud. Odiseo, Revista Electrónica de Pedagogía, 8(16), 1-13. http://www.odiseo.com.mx/2011/8-16/garcia-aguilera-castillo-guia-construccion-escalas-actitud.html
González, B. Y., Salazar, A. M., y Bernardo, L. (eds.). (2015). Formación inicial en lectura y escritura en la universidad: de la educación media al desempeño académico en la educación superior. Editorial Pontificia Universidad Javeriana. https://biblioteca.clacso.edu.ar/Colombia/fce-unisalle/20170121041356/Formacionini.pdf
Gutiérrez Ríos, M. (2014). Concepciones y prácticas sobre la oralidad en la Educación Media colombiana. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. https://doi.org/10.14483/9789588832593
Hamodi, C., López, V. M., y López, A. T. (2015) Medios, técnicas e instrumentos de evaluación formativa y compartida del aprendizaje en educación superior. Perfiles Educativos, 37(147), 146-161. https://doi.org/10.1016/j.pe.2015.10.004
Hernández, G. (2016). Literacidad académica. Universidad Autónoma Metropolitana.
Hernández Rincón, M. (2022). De la oralidad a las nuevas oralidades. Un estado del arte. Enunciación, 27(2), 249-264. https://doi.org/10.14483/22486798.19879
Hernández, N. D., Salado, L. I., y Vargas, A. (2021). Literacidad académica en la educación superior: el caso de la Universidad Estatal de Sonora. Diálogos sobre Educación. Temas Actuales en Investigación Educativa, 12(23), 1-22. https://doi.org/10.32870/dse.v0i23.968
Monereo, C. (coord.). Castelló, M., Clariana, M., Palma, M., y Pérez, M. L. (2000). Estrategias de enseñanza y aprendizaje: formación del profesorado y aplicación en la escuela. Graó.
Montes, S., y Navarro, F. (2019). Hablar, persuadir, aprender: manual para la comunicación oral en contextos académicos. Universidad de Chile. https://doi.org/10.34720/4xcc-q558
Núñez, M. P. (2011). Espejos y ventanas: dimensiones de la oralidad en el ámbito educativo. Enunciación, 16(1), 136-150. https://doi.org/10.14483/22486798.3594
Ochoa, L. (2022). Estado de la cuestión sobre la enseñanza de la oralidad en la educación formal. Revista Colombiana de Educación, (85), 55-78. https://doi.org/10.17227/rce.num85-11613
Ordinola, E. V., Tapia, S., y Arrese, R. (2023). La comunicación oral en educación superior: una experiencia de evaluación estandarizada. Educación, 32(63), 121-138. http://dx.doi.org/10.18800/educacion.202302.a006
Ortiz, M. A., y Benoit, C. (2022). Uso de técnicas de trabajo colaborativo en una presentación oral. Revista Educación, 46(2), 280-293. https://dx.doi.org/10.15517/revedu.v46i2.49634
Ospina, P., Chamorro, E. y Mora, Y. (2024a). Investigadores docentes, en alianza interinstitucional, participan en el VII Encuentro Internacional y VIII Nacional de REDLEES. Boletín CEI, 11(1), 24-29. https://revistas.umariana.edu.co/index.php/BoletinInformativoCEI/article/view/4037/4244
Ospina, P., Chamorro, E., y Mora, Y. (2024b). Prácticas de la enseñanza de la oralidad formal en la Educación Superior: una revisión sistemática. Revista Oralidad-es, 10, 1-16. https://doi.org/10.53534/oralidad-es.v10a10
Rodríguez, M. P. (2022). De la oralidad a la lengua oral en los procesos de aprendizaje. Enunciación, 27(1), 31-44. https://doi.org/10.14483/22486798.18711
Rodríguez, W. R., Denegri, J., y Alcocer, M. (2017). Innovación pedagógica: una oportunidad para la comunidad universitaria en donde todos ganan. Mesa de Reflexión en Innovación Pedagógica y Didáctica. Reflexiones Pedagógicas URosario, 11, 1-12. https://doi.org/10.48713/10336_14067
Ruiz, Y. (2020). 10 ideas clave. Enseñar la competencia oral en clase. Enunciación, 25(2), 306-309. https://doi.org/10.14483/22486798.16369
Stake, R. E. (1999). Investigación con estudio de casos. (2.ª ed.). Ediciones Morata. https://ia600303.us.archive.org/20/items/STAKE_201812/STAKE.pdf
Universidad Cooperativa de Colombia. (s. f.). Modelo educativo crítico con enfoque de competencias. https://ucc.edu.co/institucional/modelo-educativo-con-enfoque-de-competencias?srsltid=AfmBOor99owk9cO2nf6n6o_BjoxV7L0fhw6RQy0dHfuWmONjCM9_IYXt
Universidad EAN. (s. f.). Modelo educativo. https://universidadean.edu.co/la-universidad/quienes-somos/orientacion-estrategica/modelo-educativo
Universidad Mariana. (s.f.). Sitio web oficial. https://www.umariana.edu.co/index.html
Vargas, A. (2020). De la alfabetización académica a las literacidades académicas: ¿teorías y métodos en disputa? Folios, (51), 49-67. https://doi.org/10.17227/folios.51-8429
Vilá i Santasusana, M., Ballesteros, C., Castellá, J., Cros, A., Grau, M., y Palou, J. (2005). El discurso oral formal. Contenidos de aprendizaje y secuencia didáctica. Biblioteca de Textos. Serie didáctica de la lengua y la literatura.
Vygotsky, L. (2012). Pensamiento y lenguaje. Editorial Paidós.
Zaragoza, A. G., y Montes, M. E. (2020). Prácticas de literacidad en comunicación al realizar investigación cualitativa. Enunciación, 26(1), 29-42. https://doi.org/10.14483/22486798.16718
Como Citar
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Baixar Citação
Visitas
Downloads
Licença
Copyright (c) 2025 Enunciación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Enunciación é uma publicação de acesso aberto, sem encargos financeiros para os autores ou leitores. A partir de 1º de janeiro de 2021, o conteúdo da revista é publicado sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual (CC-BY-NC-SA 4.0 CO), sob a qual outros podem distribuir, remixar, retocar e criar a partir da obra em bases não comerciais, desde que dêem crédito e licenciem suas novas criações sob as mesmas condições.
O detentor dos direitos autorais é a revista Enunciación, mantendo todos os direitos sem restrições, respeitando os termos da licença em termos de consulta, download e distribuição do material.
Quando a obra ou qualquer de seus elementos for de domínio público de acordo com a legislação aplicável em vigor, esta situação não será afetada pela licença.
Também encorajamos os autores a depositar suas contribuições em outros repositórios institucionais e temáticos, na certeza de que cultura e conhecimento são um bem de todos e para todos.

































