DOI:
https://doi.org/10.14483/22486798.456Publicado:
2005-01-01Edição:
v. 10 n. 1 (2005): Sobre las competenciasSeção:
Artículo de ReflexiónEnfoque metodológico para la formación de competencias desde el ámbito educativo: cómo concretar una alternativa para la relevancia educativa
Palavras-chave:
Competences, formation of competences, schools of thought about competences, classification of competences. (en).Palavras-chave:
Competencias, formación de competencias, escuelas en la formación de competencias, clasificación de competencias. (es).Downloads
Resumo (es)
Este artículo propone relacionar aspectos clave para la formación de competencias, lo cual supone entretejer de manera coherente determinantes de orden contextual, conceptual y metodológico.Resumo (en)
This article analyzes the relationship between aspects and methodological domains, in order to a major comprehension of the developing of competences.Referências
Bouzas, Patricia. 2004. El constructivismo de Vygotsky. Longseller. Argentina.
Bustamente Zamudio, Guillermo. 2004. La moda de las competencias, en El concepto de competencia, II. Sociedad Colombiana de Pedagogía. Bogotá.
Coll, C. 1996. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo, ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica, Anuario de Psicología, 69. Universidad de Barcelona, España.
Coll, C. 1990. Un marco de referencia psicológico para la educación escolar. La concepción constructivista del aprendizaje y la enseñanza, en C. Coll, J.
Palacios y A. Marchesis (Eds.) Desarrollo psicológico y educación, II. Madrid: Alianza.
Díaz Barriga, F., Castañeda, M. y Lule, M. 1986. Destrezas académicas básicas. Departamento de Psicología Educativa, Facultad de Psicología, UNAM, México.
Arceo, Frida y Hernández Rojas Gerardo. 2000. Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. McGraw Hill, México, D. F.
Feuerstein, Rand y Hoffman, M. 1974. The dinamic assessment ofretarder performers: The learning potencial assessment device . Theory, instruments and tehcniques. Baltimore University Press.
Gómez Esteban, Jairo H. 2004. Lineamientos pedagógicos para una educación por competencias, El concepto de competencia, II. Sociedad Colombiana de Pedagogía, Bogotá.
Hernández Hernández, Pedro. 1999. Psicología de la educación: corrientes actuales y teorías aplicadas. Trillas, México.
Maldonado García, Miguel Ángel. Las competencias: una opción de vida. ECOE, Bogotá, Colombia.
Monereo; C. 2000. Ser o no ser constructivista. Universidad de Barcelona, España.
Petrosky, A. V. 1982. Psicología evolutiva y pedagógica. Pueblo y Educación, La Habana, Cuba.
Román Pérez, Martiniano y Díez López, Eloísa. 1999. Aprendizaje y currículum. EOS, Madrid, España.
Ruiz Iglesias, Magalys. 2001. Profesionales competentes: una respuesta educativa. IPN. México, D. F.
Ruiz Iglesias, Magalys. 2000. La competencia investigadora, Ed Victoria, México D.F.
Schmmelkes, Sylvia. 2000. Reforma curricular y necesidades sociales en México. Programa Nacional de Actualización. SEP, México.
Tobón, Sergio. 2005. Formación basada en competencias. ECOE, Bogotá, Colombia.
Vygotsky, L. S. 1979. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona, Crítica.
Como Citar
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Baixar Citação
Licença
A revista Enunciación é uma publicação de acesso aberto, sem encargos financeiros para os autores ou leitores. A partir de 1º de janeiro de 2021, o conteúdo da revista é publicado sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual (CC-BY-NC-SA 4.0 CO), sob a qual outros podem distribuir, remixar, retocar e criar a partir da obra em bases não comerciais, desde que dêem crédito e licenciem suas novas criações sob as mesmas condições.
O detentor dos direitos autorais é a revista Enunciación, mantendo todos os direitos sem restrições, respeitando os termos da licença em termos de consulta, download e distribuição do material.
Quando a obra ou qualquer de seus elementos for de domínio público de acordo com a legislação aplicável em vigor, esta situação não será afetada pela licença.
Também encorajamos os autores a depositar suas contribuições em outros repositórios institucionais e temáticos, na certeza de que cultura e conhecimento são um bem de todos e para todos.