DOI:
https://doi.org/10.14483/23464712.18873Publicado:
2022-12-23Trabajo documental de los profesores de Matemática en servicio utilizando recorridos de estudio e investigación
Documentary work of in-service Math teachers using research and study paths
Trabalho documentário de professores de Matemática em serviço usando caminhos de estudo e pesquisa
Palavras-chave:
Formación continua, Educación matemática, Enseñanza (es).Palavras-chave:
Continuous training, Mathematics education, Teaching (en).Palavras-chave:
Formação continuada, Educação Matemática, Ensino (pt).Downloads
Resumo (es)
En esta investigación se describe el trabajo documental de 62 profesores de matemáticas en servicio, durante un curso universitario on-line, mientras utilizan un Recorrido de Estudio e Investigación (REI) para organizar la enseñanza, que involucra a las matemáticas propias de la escuela secundaria. Se emplean la Aproximación Documental de lo Didáctico (ADD) y la aproximación instrumental de lo didáctico para describir los esquemas de uso de los profesores en dos tipos de situaciones: estudiar y analizar el REI y luego organizar una enseñanza hipotética a partir de él. Se analizan la totalidad de las respuestas individuales escritas de los profesores para ambas tareas y se reconstruyen los posibles documentos que se generan en cada instancia. La investigación muestra la diversidad y la riqueza del trabajo documental de los profesores y las modificaciones que realizan al recurso, que ocurren principalmente en la situación de organizar la enseñanza y se caracterizan por reducir el cuestionamiento que es inherente a los REI.
Resumo (en)
This research describes the documentary work carried out by 62 mathematics teachers in service during an online university course while using an REI (Recorrido de Estudio e Investigación/Study and Research Tour) to organize teaching that involves high school math. The Documentary Approach of the didactic (ADD) and the instrumental approach of the didactic are the base to describe the schemes of use of the teachers in two types of situations: study and analyze the REI and then organize a hypothetical teaching based on it. We analyzed all the individual teachers' written responses for both tasks, and the documents generated in each instance were reconstructed through documentary tables. The research shows the diversity and richness of the teachers' documentary work and the modifications made to the resource, which occur mainly in the situation of organizing teaching, and it can be characterized by reducing the questioning inherent in REIs.
Resumo (pt)
Esta pesquisa descreve o trabalho documental realizado por 62 professores de matemática em exercício, durante um curso universitário online, utilizando um Percorrido de Estudo e investigação (REI) para organizar o ensino, e que envolve matemática do ensino médio. Os instrumentos da Abordagem Documental à Didática (DDA) e da Didática são usados para descrever os esquemas de uso dos professores em dois tipos de situações: estudar e analisar o REI e, em seguida, organizar um ensino hipotético com base nele. Todas as respostas escritas individuais dos professores para ambas as tarefas são analisadas e os documentos gerados em cada instância são reconstruídos usando tabelas de documentos. A pesquisa mostra a diversidade e riqueza do trabalho documental dos professores e as alterações realizadas no recurso, que ocorrem principalmente na situação da organização do ensino e caracterizam-se por reduzir o questionamento característico do REI.
Referências
Adler, J. (2000) Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Éducation, 3, pp. 205-224.
https://doi.org/10.1023/A:1009903206236
Adler, J. (2012) Knowledge resources in and for school mathematics teaching. In Gueudet, G.; Pepin, B.; Trouche, L. (eds.). FROM TEXT TO 'LIVED' RESOURCES: MATHEMATICS CURRICULUM MATERIALS AND TEACHER DEVELOPMENT. Springer. NY, pp. 3-22.
Chappaz, J.; Michon, F. (2003) Il était une fois…. La boite du pâtissier. Grand N, 72, pp.19-32.
Chevallard, Y. (2009). La notion de PER: problèmes et avancées. http://yves.chevallard.free.fr/
Chevallard, Y. (2013) Éléments de didactique du développement durable. Leçon 1. Enquête codisciplinaire & EDD. Disponible en http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Didactique_du_DD_2012-2013_1.pdf
Chevallard, Y. (2017) ¿Por qué enseñar matemáticas en secundaria? Una pregunta vital para los tiempos que se avecinan. Gaceta de la Real Sociedad Matemática Española, 20(1), pp. 159-169.
Costa, V; Arlego, M; Otero, M. R. (2014). Enseñanza del Cálculo Vectorial en la Universidad: propuesta de Recorridos de Estudio e Investigación. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, 7(1), pp. 20-40.
Donvito, A.; Otero, M. R.; Sureda, P. (2014). Actitudes de la Pedagogía de la Investigación en el marco de la TAD: un análisis en tres escuelas secundarias. IKASTORRATZA e-Revista de Didáctica, 12, pp. 1-27.
Gazzola, M. P.; Llanos, V. C.; Otero M. R.; (2013). Research and Study Paths in the Teaching of Mathematics at Secondary school relative to the Rational Functions. Journal of Arts & Humanities, 2(3), pp. 109-115.
Gazzola, M. P. (2018) Diseño, implementación y análisis de un Recorrido de Estudio e Investigación codisciplinar en matemática y física en la Escuela Secundaria. 305. Tesis doctoral. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Tandil.
Gazzola, M. P.; Otero, M. R.; Llanos, V. C. (2020) Acciones didácticas en el desarrollo de un Recorrido de Estudio y de investigación que involucra a la matemática y a la física en la escuela secundaria. Perspectiva Educacional, 59(1), pp. 52-80. doi: 10.4151/07189729-Vol.59-Iss.1-Art.1006
https://doi.org/10.4151/07189729-Vol.59-Iss.1-Art.1006
Gazzola, M. P.; Otero, M. R. (2022) Instrumentalización de problemas escolares de los profesores de matemática en servicio. PNA, 16(4), pp. 281-307.
https://doi.org/10.30827/pna.v16i4.22040
Gueudet, G.; Trouche, L. (2008) Du travail documentaire des enseignants : genèses, collectifs, communautés. Le cas des mathématiques. Education et didactique, 2(3), pp. 7-33.
https://doi.org/10.4000/educationdidactique.342
Gueudet, G.; Lebaud, M.P.; Otero, R.; Parra, V. (2018) Travail documentaire des professeurs et parcours d'étude et de recherche: une étude de cas en Première S. Recherche en Didactique des Mathématiques, 38(3), pp. 275-314.
Gueudet, G.; Pepin, B.; Trouche, L. (2012) From Text to 'Lived' Resources: Mathematics Curriculum Materials and Teacher Development. Springer, New York: estados Unidos.
https://doi.org/10.1007/978-94-007-1966-8
Gürtler, L.; Huber, G.L. (2007) Modos de pensar y estrategias de la investigación cualitativa. Liberabit, 13(13), pp. 37-52.
Llanos, V. C.; Otero, M. R. (2013) La pédagogie de l'enquête et du questionnement du monde: une étude longitudinale dans l'école secondaire argentine. Review of Science, Mathematics and ICT Education, 7(1), pp. 27-46.
Llanos, V. C.; Otero, M. R. (2015) Inserción de un REI en la escuela secundaria: el caso de las funciones polinómicas de segundo grado. Relime, 18(2), pp. 245-275.
https://doi.org/10.12802/relime.13.1824
Matheron, Y. (2008). Le projet AMPERES. Cahiers pédagogiques, 466, pp. 55-57.
Otero, M. R.; Corica, A. (2012). Estudio sobre las Praxeologías que se Proponen Estudiar en un Curso Universitario de Cálculo. Revista BOLEMA, 26(42B), pp. 459-482.
https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000200004
Otero, M. R.; Gazzola, M. P.; Llanos, V. C.; Arlego, M. (2016) Co-disciplinary Physics Mathematics research and study course (RSC) within three study groups: teachers-in-training, secondary school students and researchers. Review of science, mathematics and ICT education, 10(2), pp. 55-78.
Otero, M. R.; Llanos, V. C.; Gazzola, M. P. (2012) La pedagogía de la investigación en la escuela secundaria y la implementación de Recorridos de Estudio e Investigación en matemática. Revista Ciencia Escolar: enseñanza y modelización, 1(2), pp. 31-42.
Otero, M. R.; Llanos, V. C.; Parra, V.; Sureda, P. (2014) Pedagogy of research and questioning the world: teaching through research and study paths (RSP) in secondary school. Review of science, mathematics and ICT education, 8(1), pp. 7-32.
Otero, M. R. (2019). Competencias ¿para qué? Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Tandil.
Otero, M. R. (2021) La Formación de Profesores. Recursos para la enseñanza por indagación y el cuestionamiento. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Tandil.
Otero, M. R.; Llanos, V. C. (2019) Formación de profesores de matemática en servicio: La organización de una enseñanza basada en preguntas. REDIMAT - Journal of Research in Mathematics Education, 8(2), pp. 193-225. doi: 10.4471/redimat.2019.3618
https://doi.org/10.17583/redimat.2019.3618
Parra, V.; Otero, M. R., Fanaro, M. A. (2013). Los Recorridos de Estudio e Investigación en la Escuela Secundaria: resultados de una implementación. Revista BOLEMA, pp. 27(47), 847-874.
https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400008
Parra, V.; Otero, M. R. (2017) Enseñanza de la matemática por recorridos de estudio e investigación: indicadores didáctico-matemáticos de las "dialécticas". Educación Matemática, 29(3), pp. 9-50.
https://doi.org/10.24844/EM2903.01
Parra, V.; Otero, M. R. (2018) Antecedentes de los Recorridos de Estudio e Investigación (REI): características y génesis. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, 13(2), pp. 1-18.
https://doi.org/10.54343/reiec.v13i2.239
Parra, V.; Otero, M. R. (2021) Operational Invariants and Instrumentalization of Artefact Study and Research Path for High School: A Case Study. Acta scientiae, 23(6), 334-362. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6167
https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6167
Pastré P., Mayen P. y Vergnaud G. (2006). La didactique professionnelle. Revue française de pédagogie, 154, pp. 145-198. https://doi.org/10.4000/rfp.157
https://doi.org/10.4000/rfp.157
Rabardel, P. (1995) Les hommes et les technologies, approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin.
Salgado, D. P.; Otero, M. R. (2020). Enseñanza por investigación en un curso de matemática de nivel universitario: los gestos didácticos esenciales. Educação Matemática Pesquisa, 22, pp. 532-557.
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p532-557
Trouche, L. (2018) Comprender el trabajo de los docents a través de su interacción con los recursos de su enseñanza - una historia de trayectorias. Educación Matemática, 30(3), pp. 9-40.
https://doi.org/10.24844/EM3003.01
Vergnaud, G. (1990) La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, 10 (23), pp. 133-170.
Vergnaud, G. (1998) A comprehensive theory of representation for mathematics education. Journal of Mathematical Behavior, 17(2), pp. 167-181. https://doi.org/10.1016/S0364-0213(99)80057-3
https://doi.org/10.1016/S0364-0213(99)80057-3
Vergnaud, G. (2013) Pourquoi la théorie des champs conceptuels ? Infancia y aprendizaje, 36(2), pp.131-161.
https://doi.org/10.1174/021037013806196283
Vygotsky, L. S. (1978) Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.
Wozniak, F. (2015) La démarche d'investigation depuis la théorie anthropologique du didactique : les parcours d'étude et de recherche, Recherches en éducation, 21. https://doi.org/10.4000/ree.7578
Como Citar
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Baixar Citação
Licença
Copyright (c) 2022 Autor y Góndola. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Gôndola, Ens Aprend Cienc. é uma publicação de acesso aberto, sem encargos econômicos para autores ou leitores. A publicação, consulta ou download do conteúdo da revista não gera nenhum custo para autores ou leitores, uma vez que a Universidade do Distrito Francisco José de Caldas assume os custos relacionados à edição, gerenciamento e publicação. Os pares avaliadores não recebem nenhuma compensação econômica por sua valiosa contribuição. O trabalho de todos os atores mencionados acima é entendido como uma contribuição para o fortalecimento e crescimento da comunidade de pesquisa no campo do Ensino de Ciências.
A partir de 1º de dezembro de 2018 o conteúdo da revista são publicados sob os termos da Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), sob a qual outros podem distribuir, remix, tweak , e criar a partir do trabalho de forma não comercial, desde que eles dêem crédito e licenciam suas novas criações sob as mesmas condições.
Os detentores dos direitos autorais são os autores e a revista Góndola, Ens Aprend Cienc. Os proprietários mantêm todos os direitos sem restrições, respeitando os termos da licença relativa à consulta, download e distribuição do material.
Quando o trabalho ou qualquer um dos seus elementos estiver no domínio público de acordo com a lei aplicável, esta situação não será afetada pela licença.
Da mesma forma, incentivamos os autores a depositar suas contribuições em outros repositórios institucionais e temáticos, com a certeza de que cultura e conhecimento são bons para todos e para todos.